Sobre o Design Export

 

Porque Participar

O Design Export é um programa que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de PRODUTOS e EMBALAGENS inovadores e de bom design voltadas à exportação. Criado em 2013, o programa realiza consultorias e capacitação para que a inovação pelo design passe a fazer parte da cultura organizacional das empresas.

Ao longo de dois anos, o Design Export levou a inovação para 60 cidades de 7 diferentes estados brasileiros, auxiliando na criação de 100 projetos inovadores voltados à exportação. Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa inédito que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de inovações.

Os empresários recebem consultorias, capacitações, apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores acompanham todas as etapas do desenvolvimento do novo produto ou embalagem com a devida atenção ao processo de gestão do design, diminuindo os riscos de lançamento da inovação no mercado.

 

Para Quem

Em sua segunda edição, o Programa Design Export é direcionado às indústrias brasileiras, de qualquer setor ou região, interessadas em desenvolver PRODUTOS e EMBALAGENS voltados ao mercado internacional. O Design Export vai abranger todas as regiões brasileiras – norte, nordeste, sul, centro-oeste e sudeste atendendo um total de 200 empresas.

Como Funciona

O Design Export se desenvolve por meio de consultorias individualizadas em gestão do design nas empresas objetivando, não apenas o desenvolvimento de novos produtos e embalagens, mas especialmente, a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação. Este é o caráter didático do programa. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem subsidiando-os com toda a informação e apoio necessários à gestão do processo.

O processo do Design Export é baseado na metodologia Design na Prática© que visa facilitar o a inserção do design nas indústrias e alavancar uma postura empresarial inovadora. A metodologia do Programa Design Export é acessível e clara permitindo que a empresa seja orientada a descobrir o passo-a-passo para o desenvolvimento de um produto inovador e de bom design, e assim possa fazê-lo constantemente, sem a dependência de outras instituições.

Iniciativa e Parceiros Centro Brasil Design Apex-Brasil