Cases

Case Animalltag

Cliente: AnimallTAG
Escritório de design responsável pelo projeto: Megabox Design
Projeto: Chiip Cloud
Mercado-alvo do produto: União Europeia, EUA, América Latina

Soluções tecnológicas para o agronegócio e para o segmento Pet são a expertise da AnimallTAG, empresa localizada em São Carlos, São Paulo, que já exporta seus produtos para diversos países como Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai. Atenta às tendências no mercado, a empresa percebeu uma oportunidade de inovar por meio do Design Export e lançar um novo dispositivo.

Conectada à Megabox Design, a AnimallTAG tinha como ideia desenvolver um produto para monitoramento remoto por meio das tecnologias beacon e wifi, intuitivo e de fácil manuseio. Beacons são pequenos dispositivos que emitem sinais de localização com precisão por meio de tecnologia bluetooth low energy, também conhecida como bluetooth 4.0. O novo aparelho, um gateway que emite informações para smartphones e dispositivos móveis, foi batizado de Chiip Cloud.

Ligado diretamente na rede de energia, em 110V ou 220V, o Chiip Cloud contribui para o monitoramento remoto de presença de pessoas, animais, objetos e máquinas sem a necessidade de bateria. Ele pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas e seu plug atende a diferentes padrões de tomadas. As transmissões são feitas por radiofrequência de pequenos pacotes de informações a uma distância de 60 metros. “O Chiip Cloud é um receptor beacon que recebe a identificação e dados do acelerômetro de beacons instalados na coleira de animais domésticos – o Chiip Dog, também produto da AnimallTAG – e envia os dados pela internet via wifi”, comenta o diretor comercial Carlos Machado.

Desta forma, o usuário pode monitorar o seu cão ou gato e saber o que está fazendo: dormindo, descansando, brincando ou correndo. De acordo com o designer Aguilar Selhorst Junior, o principal atributo do produto é sua neutralidade formal e seu conceito de simplicidade no uso. “A ideia de fazer um produto bipartido permitiu que parte da caixa seja aproveitada para outros produtos futuramente. O produto possui um sistema modular de fixação e de encaixe para diferentes tomadas com um corpo que gira 45° no eixo vertical, podendo ser maior conforme o espaço da parede”, ressalta. Além de ter uma interface otimizada, é fácil de usar e conecta- se a qualquer tomada de energia.

A principal expectativa da empresa após a conclusão deste projeto é a ampliação de sua participação em mercados internacionais, sendo que as exportações correspondem a 30% de sua produção. “O Chiip Cloud é um produto extremamente inovador e de vanguarda, visto que não existem no mercado soluções similares com essa tecnologia de gateway integrada”, finaliza Machado.

O produto tem lançamento previsto para dezembro de 2017 e terá como foco os mercados dos Estados Unidos, países da União Europeia (Itália, Alemanha, Polônia, Holanda) e países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai).

 

 

 

Voltar

Realização Design Export Centro Brasil Design Apex-Brasil

Design Export