Cases

Case Anodilar

Não é à toa que o México foi o primeiro país a ter sua culinária reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2010. No Brasil e no exterior há muitos restaurantes especializados nessa gastronomia, assim como os amantes das tequilas, paletas mexicanas, guacamoles, tacos e tortillas.

De olho nesse mercado, a Anodilar, indústria brasileira de utilidades domésticas que já está presente no Chile, Argentina, Paraguai, Peru, Bolívia, Venezuela, Guatemala, Portugal, México e EUA, participou da segunda edição do Design Export para criar uma linha que atendesse esse público, com foco no México, e que complementasse sua linha Gourmet.

Foi com o Grupo Criativo que o projeto saiu do papel e deu vida à Linha México que contempla um amassador de abacates, um assador e uma forma de tacos. “Desenvolver produtos para o mercado estrangeiro, especialmente quando se trata de uma cultura diferente e tão característica, é um desafio. Possuímos um método chamado macrodesign que aplicamos em todos os clientes e projetos. É um processo de 6 fases, onde o desenho propriamente dito só acontece na fase 4. Antes disso, há o planejamento, a contextualização e a pesquisa. Tivemos a oportunidade de conversar com pessoas do mercado mexicano e registrar insights importantes para os produtos”, conta o arquiteto e diretor de estratégia do Grupo Criativo, Rodrigo Leme.

Feito com chapa de aço inox, com um acabamento diferenciado e aquecimento elétrico, o assador “Al Pastor” é um produto utilizado na culinária mexicana para fazer tortillas com carne de porco. Também é muito utilizado para Kebab, Shauarma e churrasco grego. O amassador de abacates, feito de polipropileno e aço inoxidável, é uma ferramenta essencial para a produção da guacamole, utilizado para remover a massa da fruta e também para amassá-la.

O formato do taco configura naturalmente um problema de estabilidade que dificulta sua montagem e modo de assar. A forma de tacos desenvolvida nesse projeto – feita de chapa de arame de aço carbono cromado.- possui um desenho que possibilita sua utilização de três maneiras: para montar o taco, assar e também servir, mantendo a massa estável em todos os momentos, o que facilita o uso.

Os produtos da nova linha acabaram de ser lançados na Fispal Food Service, Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar que aconteceu em junho de 2018. O investimento foi de cerca de R$ 500 mil entre pesquisa, desenvolvimento, molde e marketing.

A participação da empresa no Design Export deve contribuir para o aumento das exportações – que em 2018 já é 72% maior em relação a 2017.  Com os novos produtos, a projeção é de um aumento de 1% nas vendas com exportação para o México, Paraguai, Argentina e Chile. Algumas unidades já foram enviadas para esses países. “Foi uma excelente oportunidade de praticarmos o design de maneira mais específica e focada para outro país. Esse projeto aumentará a visibilidade da empresa e nossa competitividade, já que foi desenvolvido de acordo com a necessidade do mercado internacional”, finaliza Mariana Stangherlin Rigo, gerente administrativa da Anodilar.

 

Voltar

Iniciativa e Parceiros Centro Brasil Design Apex-Brasil