Cases

Case Ara Empreendimentos

Cliente: Ara Empreendimentos
Escritório de design responsável pelo projeto: Herbert Perman Design
Projeto: Rótulo para embalagem de uva
Mercado-alvo do produto: Inglaterra e Canadá

O braço agrícola da Ara Empreendimentos está localizado na região do Vale do São Francisco, no nordeste do Brasil, e tem a uva como foco. A unidade agrícola exportadora da empresa produz mais de 5 mil toneladas de uvas sem semente por ano, sendo que a exportação representa 70% do volume total, com presença em países como Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Bélgica, Noruega, Rússia.

A Ara Agrícola atua com quatro linhas: Docíssima, Sun Group, Sun Grape, MisDeli. De acordo com o gerente comercial da Ara Empreendimento, Eryvan Leal Pires, o mercado de uva trabalha com praticamente a mesma embalagem. “Uma caixeta plástica termo-formada translúcida continua sendo a melhor forma de transportar e exportar o produto, que é muito delicado”, comenta. E aí nasceu a oportunidade de investir em um rótulo que se destacasse.

Conectada com o escritório Herbert Perman Design via programa Design Export, a Ara teve a oportunidade de inserir design em seu negócio. “Os nossos rótulos eram muito simples e com visual poluído, não retratando bem o nosso produto que é diferenciado pela sua doçura e garantia de qualidade. O rótulo não transmitia essa percepção de valor para o consumidor, era genérico, sem personalidade” , reflete Eryvan.

Entre pesquisas, reuniões, criações e análise de alternativas que duraram cerca de quatro meses, o novo rótulo foi desenvolvido com o propósito de diferenciar o produto dos concorrentes. “O corte especial e as cores da versão 500g demonstram elegância e personalidade de um produto diferenciado. Na de 250g mantivemos a logomarca e acrescentamos um personagem com cabelos de cacho de uvas para chamar mais a atenção do público infantil”, comenta Fred Perman, do escritório Herbert Perman.

As novas embalagens deverão entrar no mercado em outubro de 2017 e as expectativas são boas. “Esperamos que os clientes prefiram nosso produto por ter uma apresentação melhor, prevemos um ágio de 20%. Neste primeiro momento pretendemos performar 10 containers, algo em torno de 130 mil quilos de uva”, finaliza Eryvan.

Voltar

Realização Design Export Centro Brasil Design Apex-Brasil

Design Export