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Case Bia Brazil

Setor vestuário

Marca de roupa fitness
Tropic Wear Confecções
Empresa: Bia Brazil
Escritório de design responsável pelo projeto: Néktar Design
Projeto: Posicionamento de marca

A Bia Brazil é uma empresa especializada em roupas fitness fundada em Porto Alegre, em 1994 pela então professora estadual, administradora e campeã da ginástica artística Beatriz Willhelm Dockhorn.

A Bia Brazil exporta seus produtos para mais de 56 países e durante o ano de 2015, estará abrindo sua primeira loja modelo para franquias. A marca tem como maior característica a qualidade da matéria-prima empregada e o design dos produtos, que aposta em estampas que levam elementos da brasilidade para o mundo. A marca sempre teve forte penetração no mercado externo, porém quando decidiu explorar o mercado brasileiro fitness, teve dificuldade para definir seu posicionamento e alinhar a proposta de valor da sua marca para empresários com interesse em abrir franquias.

Por meio do Programa Design Export, a Bia Brazil foi conectada ao escritório Néktar Design para um estudo profundo da marca. Uma empresa de pesquisa de mercado foi a campo em busca de informações para fortalecer o posicionamento da marca e justificar uma possível mudança de identidade.  “Nosso trabalho consistiu em uma fase intensa de pesquisa com consumidoras de roupas fitness e o público-alvo da marca. A partir do posicionamento definido foram criados slogans, ajustes na marca e um manual de identidade visual para os franqueados”, disse a designer Paula Araújo.

Fora do país a marca se posiciona como “uma marca brasileira”. Com esse projeto, a sugestão da designer é que dentro do Brasil ela fosse reconhecida como a marca fitness especialista no corpo feminino. O projeto, que durou cerca de cinco meses, teve como principal desafio apresentar a marca para o mercado interno. “Foi necessário investigar quais os atributos que a marca Bia Brazil apresenta para o mercado externo, que classificamos como brasilidade, feminilidade e qualidade (expertise), e reinterpretar esses atributos para um novo posicionamento, que apresente uma marca brasileira e feminina sem ser estereotipada, como é geralmente o olhar dos estrangeiros sobre esses atributos. Definimos novas diretrizes para a comunicação, principalmente na forma de divulgação da marca. A marca teve um redesenho bem sutil, para alinhar ao posicionamento definido, sendo que a principal mudança seria o uso do preto em conjunto com o rosa e detalhes de laranja. Acredito que o desafio principal é fazer a marca fugir dos estereótipos tanto do conceito de feminino, quanto do conceito de brasileira”, ressalta a designer.

Para uma marca transmitir força e confiança ela precisa ter um posicionamento claro, saber qual é o seu propósito, encontrar a sua verdade e ter uma coerência em todas as suas ações. Uma marca hoje só é forte e transmite confiança quando consegue ser verdadeira, coerente, relevante e envolvente em tudo que apresenta. “No caso do mercado de roupas fitness, como a Bia Brazil, ter um produto de qualidade é requisito básico, todos os players tem que ter qualidade. O que pode fazer a diferença na hora da compra é justamente a história que essa marca conta, no caso da Bia, uma marca que tem 20 anos de experiência fazendo moda fitness exclusivamente para o público feminino, e que tem como fundadora uma esportista brasileira. Ou seja, esses são diferenciais relevantes em relação às outras marcas do mercado”, finaliza Paula.

O manual da marca também foi um produto desse projeto e que pôde assegurar o uso correto da marca, alinhado às exigências da empresa.

Bia Brazil

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