Cases

Case Dublauto

Cliente: Dublauto Gaúcha
Escritório de design responsável pelo projeto: Instituto By Brasil
Projeto: Sapato para diabéticos
Mercado-alvo do produto: Equador, Bolívia, Colômbia
A Dublauto Gaúcha, empresa do Rio Grande do Sul que atua desde 2003 no fornecimento de serviços e produtos para a indústria calçadista, possui presença internacional em países como Argentina, Uruguai, Bolívia e Equador, país que conta com uma subsidiária que produz e distribui produtos também para os mercados colombiano e peruano. A empresa percebeu no crescimento da população diabética e nas necessidades desse público a oportunidade de criar um produto para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Por intermédio do Programa Design Export, a Dublauto foi conectada com o Instituto By Brasil que, num primeiro momento, desenvolveu uma pesquisa para compreender esse universo. O pé diabético normalmente possui baixa circulação sanguínea, sofre com formigamentos e queimação e por isso deve ser calçado por sapatos confortáveis e que evitem a formação de calos, além da população diabética ser muito expressiva e estar em constante crescimento.

A demanda então era desenvolver um modelo de calçado com design moderno e atrativo com tecnologias associadas à saúde. “Realizamos uma pesquisa de tendências de moda para mulheres acima de 50 anos, que é a idade a partir da qual há mais incidência de diabetes, e também em marcas já existentes  com foco no conforto. Analisamos e constatamos precariedades em relação à parte interna dos calçados, justamente a parte mais  sensível para o pé diabético”, diz Silvana Dilly – Diretora Executiva do  Instituto By Brasil.

De acordo com Evandro Wolfart, diretor técnico da Dublauto, diversas tecnologias inovadoras serão exploradas nesse projeto. “Iremos empregar tecnologias de materiais com propriedades de efeito antimicrobiano, fitoterápico, hidratante e de absorção do suor que irão aumentar significativamente o conforto do usuário de calçados e auxiliarão na prevenção de lesões”, diz Evandro.

De acordo com Silvana, o maior desafio foi definir um design moderno que não impedisse de nenhuma maneira o conforto da parte interna do calçado. “Foram considerados os pré-requisitos de segurança, com uma forma especialmente dimensionada, sem costuras, forro macio e absorvente, palmilha interna e salto numa altura adequada”, comenta.

O couro foi o material escolhido por oferecer conforto e respirabilidade. O sapato possui elasticidade em todo o contorno e se apresenta como um calçado seguro para a mulher moderna. “O sapato é um item muito importante no vestuário feminino e o conforto aliado ao design atraente dificilmente são encontrados num mesmo modelo. No caso de mulheres diabéticas, poder encontrar um calçado que as faça elegante e confortável, sem colocar sua saúde em risco é fundamental para a sua qualidade de vida, resultando em mais saúde e aumento da autoestima”, reflete Silvana.

O projeto hoje está no laboratório de biomecânica do Instituto Brasileiro de Tecnologia de Couro, Calçado e Artefatos, passando por alguns testes. Um laudo comprovará a adequação do calçado para uso por parte de portadores de diabetes e então a melhor forma de comercialização será definida. “De qualquer maneira, planeja-se que a percentagem de exportação desse projeto represente 25% do faturamento da empresa, ocorrendo por meio de royalties ou por exportação direta. Devido à importância do projeto, o plano de Marketing está sendo elaborado como um novo centro de negócios para a empresa”, finaliza Wolfart.

 

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