Cases

Case Madelustre

Cliente: Madelustre
Escritório de design responsável pelo projeto: Ye Industrial Design
Projeto: Linha Belts
Mercado-alvo do produto: Estados Unidos

Com 33 anos de atuação, a Madelustre é uma empresa gaúcha que atende o mercado brasileiro e da América Latina no segmento de luminárias decorativas para ambientes internos. A empresa pretende aumentar sua participação no exterior – que hoje representa de 5% do faturamento – com um projeto desenvolvido no programa Design Export com foco nos Estados Unidos.

A nova linha de luminárias denominada Belts foi desenvolvida com a Ye Industrial Design e contempla itens como lustre, arandela e pendente. A proposta era ter um conjunto de produtos com características rústicas que utilizasse cintos de couro, madeira, vidro e metal. De acordo com o designer Leandro Gava, a ideia de mesclar materiais era criar uma estética formal que fosse atemporal e rústico. “A intenção foi possibilitar o uso dos produtos nas decorações estilo fazenda e campo”, comenta.

O couro foi escolhido por ser um material característico do mercado americano e brasileiro com grande aceitação seguindo as tendências da alta decoração. A cúpula de vidro transparente é confeccionada por meio do processo de sopro, o que favorece a utilização de lâmpadas de filamento que criam uma linguagem estética e propiciam um ambiente mais aconchegante. “Além disso, a flexibilidade do couro e a forma construtiva da coleção possibilitam a compactação das embalagens, sendo um grande diferencial competitivo para produtos exportados”, completa Leandro.

De acordo com Amauri Fior, gerente de exportação da Madelustre, a expectativa com esse projeto é que a empresa aumente suas exportações e conquiste o mercado americano. “Desenvolvemos essa linha a partir de um estudo minucioso do mercado americano. Esperamos retomar as vendas para esse mercado e termos ainda mais reconhecimento internacional”, diz.

A linha Belts será lançada oficialmente no primeiro trimestre de 2018 com a pretensão de aumentar as exportações para 10% do faturamento atual.

Voltar

Iniciativa e Parceiros Centro Brasil Design Apex-Brasil