Cases

Case Pura Fruta

Cliente: Purafruta Exportadora Ltda.
Escritório de design responsável pelo projeto: Müller Camacho Design
Projeto: Embalagem de uva e manga
Mercado-alvo do produto: Reino Unido, Alemanha, Holanda, Bélgica

Há 10 anos, a Purafruta produz e comercializa frutas tropicais da região do Vale do São Francisco – tradicional polo brasileiro exportador – que atendem o mercado interno e externo. A empresa possui duas marcas de uva e manga e percebeu necessidade de modernizar as embalagens utilizadas para esses produtos até então.

Via Design Export, a empresa foi conectada ao escritório Müller Camacho Design para desenvolver embalagens para transporte, rótulos e luvas para embalagens plásticas. Antes da criação dos conceitos de design, a Müller Camacho Design fez a interface técnica entre o cliente e os principais fornecedores de embalagem. Os parâmetros e as limitações de tecnologia foram adotados como requisitos para adequação das soluções apresentadas à tecnologia de impressão existente, maximizando os recursos disponibilizados pelos fornecedores e otimizando o projeto. “As frutas, especialmente no mercado externo e recentemente no Brasil, estão deixando de ser commodities para se tornarem produtos com marca. Com o mercado mais competitivo, as empresas necessitam de ferramentas de branding, como posicionamento de marca, identidade visual e design de embalagem, para conquistarem reconhecimento junto aos consumidores e, consequentemente, mais valor. Foi o que fizemos para a Purafruta, aliamos design ao melhor que a tecnologia de embalagem disponível pode oferecer”, comenta a diretora de criação Dóris Camacho.

Com os inputs de design que surgiram durante o processo, a Purafruta percebeu a necessidade de adotar uma nova estratégia de marca de produto: optou-se por manter o nome “Purafruta” para empresa, com uma logomarca mais moderna, e adotar uma marca mais comercial para as frutas standard. “Daí o projeto de naming e identidade visual, com a seleção da marca ‘Fruzi’ por ser curta, sonora e de fácil compreensão no mercado internacional”, diz Doris. Também fez parte do projeto criar uma nova identidade visual para a marca premium Puríssima.

Nas caixas de papelão da marca standard optou-se pela linguagem do design a traço. Já nas caixas para a Puríssima, a empresa investiu num material mais sofisticado -­ papelão com papel revestido, o que permitiu explorar fotos e imagens na solução gráfica. “Acreditamos que as novas embalagens serão um sucesso, pois ficaram modernas, diferentes das encontradas atualmente no mercado, com alta qualidade gráfica, ideias inovadoras, com visual limpo e sofisticado”, conta satisfeita a diretora administrativa Ana Paula Medeiros.

As novas embalagens têm previsão para começar a ser exportadas no final de 2017 com grandes expectativas. “Agora as embalagens têm mais apelo visual, modernidade, clareza e reflete a imagem que a empresa deseja passar aos seus clientes internacionais”, finaliza Ana Paula.

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