Cases

Case Rottary Comercial LTDA

Cliente: Rottary Comercial LTDA
Escritório de design responsável pelo projeto: DDID
Projeto: Redesign do espeto giratório
Mercado-alvo do produto: Estados Unidos

 

A Rottary Comercial LTDA, fundada em 2013 e localizada em Pinhais, no Paraná, criou o espeto giratório movido a pilha que já está sendo comercializado em 250 pontos de venda no mercado nacional, além do e-commerce. A marca já exporta para o Paraguai, Chile, México e Bolívia, com parceiros em desenvolvimento no Chile e Equador, sendo que a exportação representa 8% do seu faturamento anual.

A empresa entrou no programa Design Export para se diferenciar da concorrência, reduzir custos de fabricação e conquistar o mercado americano. Foi então sugerido o redesenho do produto, projeto que aconteceu durante um ano em parceria com o escritório de design DDID. “Apostamos em um design inteligente, desenho intuitivo e ergonômico ao produto”, diz o designer Rodrigo Dangelo.

O resultado do projeto deu ao produto uma série de melhorias e diferenciais. “O suporte frontal, em V, garante melhor encaixe no varão da churrasqueira, aumentamos o diâmetro do cabo para melhorar a segurança e oferecer um visual mais encorpado e o sistema de fixação do motor é feito por parafusos, o que dá mais resistência a quedas, é lacrado e com graxa para altas temperaturas”, diz a gerente da Rottary, Ana Maria Gonçalves.

O espeto giratório é feito de aço inox, possui um porta pilhas antitérmico, tem capacidade de suportar seis quilos de carne e é embalado em um blister transparente que permite a visualização do produto no ponto de venda. O novo design do Rotary Speto foi lançado oficialmente em julho de 2017, durante o churrasco Mr. Moo, em São José dos Campos. “Já produzimos 5 mil unidades para iniciar a comercialização já em julho de 2017”, conta Ana Maria. Com um investimento inicial de aproximadamente R$ 200.000,00, a expectativa de aumentar em 50% as vendas nacionais. O novo design do produto gerou uma redução de custo de fabricação de 22,5%.

A presença do espeto no mercado americano acontecerá por meio de uma parceria recém-firmada com a Sorocaba Instrumentos para Churrasco, empresa do cantor e empresário Sorocaba, da dupla Fernando & Sorocaba. A Rottary e a DDID desenvolverão uma linha de produtos para a marca que levará os espetos para o estado do Texas, terra do churrasco americano. “Nosso objetivo é triplicar nosso faturamento em um curto espaço de tempo”, conclui Ana Maria.

 

Voltar

Realização Design Export Centro Brasil Design Apex-Brasil

Design Export