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Case Tecmater

Cliente: Tecmater
Escritório de design responsável pelo projeto: DDID
Projeto: Criação de padrão de embalagem
Mercado-alvo do produto: Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru e Colômbia

Ter uma linha de embalagem padronizada e uniformizada para atender os mercados onde atua, Brasil e América Latina, foi a demanda da Tecmater, empresa paranaense fabricante de equipamentos de proteção individual e acessórios para os setores agrícola e florestal.

Há 31 anos no mercado nacional, a marca já está presente em países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Guatemala, República Dominicana, Costa Rica, El Salvador e Colômbia. E com intenção de aumentar as exportações e atingir novos mercados, desenvolveu o projeto com a DDID de padronização de suas embalagens.

O desafio foi adaptar e uniformizar a linguagem das embalagens para atender um grande número de produtos sem grandes variações de tamanho de embalagens. A DDID apostou em um visual moderno e impactante com um conceito de robustez e contemporaneidade. “Usamos linhas arrojadas, cores sólidas e bem definidas, uma tipografia encorpada com caráter industrial própria para o segmento da Tecmater”, comenta o designer Rodrigo Bezerra. Anteriormente, a comercialização era feira a granel sem a marca da empresa, o que desvalorizava os produtos.

A empresa conta com mais de 20 produtos distintos que garantem a segurança e a proteção de trabalhadores que atuam no setor agrícola e florestal, como capacetes, luvas de couro, calçados especiais, perneiras, roupas anticorte para travamento de motosserra, macacões apicultores, vestimentas para aplicação de pesticidas e herbicidas, dentre outros. Todos eles passaram a ter o mesmo padrão de linguagem visual, independente da natureza das suas embalagens, que vão desde sacos com fechamento automático até caixas de papelão, solapas, tags e adesivos. “Devido às limitações de cada material, do processo produtivo e custo, não podíamos fazer uso de imagens complexas e processos gráficos complexos”, diz Bezerra.

O resultado é uma linha coerente, bem definida e com uma linguagem única, em três idiomas português, inglês e espanhol. “Nossa marca ganhou força com esse projeto. As novas embalagens agregaram valor e passaram a ser um fator de decisão de compra no ponto de venda, na compra corporativa e na homologação do setor técnico das empresas”, diz o diretor da Tecmater, Rafael Franco.

As exportações das novas embalagens já começaram e os resultados já podem ser sentidos “Já percebemos uma mudança de olhar por parte de quem compra. Com esse projeto, nossos produtos passaram a transmitir excelência logo de cara, o que faz toda a diferença na sua comercialização”, conclui Franco.

 

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