Cases

Case Topema

Cliente: Topema Cozinhas Profissionais
Escritório de design responsável pelo projeto: Studio Ino
Projeto: ROBO FROZEN® – Mr. Show
Mercado-alvo do produto: Estados Unidos

Com uma história de mais de 50 anos, a Topema Cozinhas Profissionais fabrica equipamentos e acessórios para cozinhas em Diadema, São Paulo. A empresa já exporta para os Estados Unidos e, para aumentar a percepção de valor em um dos seus produtos, participou do Design Export para redesenhar o equipamento.

Trata-se do ROBO FROZEN®, produto da linha Innovations que se comporta como uma vending machine totalmente automatizada para a venda de sorvetes, doces e quaisquer produtos consumíveis que podem ser dosados. De acordo com Lourival Nascimento dos Santos, diretor de inovação da Topema, era preciso fazer melhorias no equipamento. “A percepção é de que a máquina atual ainda intimida o usuário. Ela precisa trazer aos consumidores uma experiência de compra agradável e interativa. Nossa intenção foi deixá-la com uma interface melhor e com acabamento perfeito, além de cumprir as exigências de órgãos certificadores nacionais e internacionais”, comenta.

O escritório Studio Ino foi conectado à empresa e assumiu o projeto de redesign do ROBO FROZEN®. “O grande desafio era humanizar um equipamento robótico automatizado. Trabalhamos na melhoria da percepção visual, na criação de trilha sonora, nas luzes e na comunicação no ponto de venda. Tudo isso para melhorar a experiência do consumidor”, diz o designer Emmanuel Melo.

Comercializada para espaços de grande concentração e movimentação de pessoas como parques, shoppings, museus, academias, escolas e universidades, a ROBO FROZEN® agora é um equipamento mais interativo, colorido e carismático. As cores podem ser customizadas de acordo com o desejo do cliente final.

As vending machines tradicionais disponíveis no mercado norte-americano demandam de em média seis etapas executadas para a realização de uma compra. O novo equipamento da Topema finaliza um pedido em três etapas de interação em um período de 40 segundos. “Aumentar a velocidade no atendimento sem perder o entretenimento lúdico foi fundamental para manter o equipamento atrativo para consumidores e futuros proprietários”, finaliza Lourival.

A máquina deverá entrar no mercado nacional no início de 2018 e o mercado americano deverá ser conquistado a partir do segundo semestre de 2018.

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Iniciativa e Parceiros Centro Brasil Design Apex-Brasil