O Design Export é um programa que contribui com o aumento a competitividade das empresas brasileiras no exterior por meio do desenvolvimento de PRODUTOS e EMBALAGENS voltadas à exportação. Ele é fruto de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design (CBD).

Criado em 2013, o Design Export está em sua terceira edição e já atendeu  300 empresas de mais de 120 cidades de 17 diferentes estados brasileiros.

Na prática, o Design Export conecta os empresários a profissionais de design para que recebam consultorias e capacitações, além de todo apoio técnico e financeiro para a criação de embalagens produtos voltados ao mercado internacional. Os consultores do programa acompanham todas as etapas do processo, com a devida atenção à gestão do design, diminuindo os riscos de lançamento da inovação no mercado.

 

O Programa Design Export é direcionado às indústrias brasileiras, de qualquer setor ou região, interessadas em desenvolver EMBALAGENS e PRODUTOS voltados ao mercado internacional. A terceira edição vai atender a 600 empresas.

 

 

O programa Design Export é baseado na metodologia Design na Prática©, que tem como objetivo facilitar a inserção do design na indústria. De forma acessível e clara, a empresa é orientada a descobrir o passo a passo para o desenvolvimento de um produto ou embalagem inovadora e com design.

Além disso, no decorrer do programa, as empresas recebem consultorias individualizadas em gestão do design com foco na criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.


 

As empresas interessadas devem conferir o regulamento (disponível aqui) e preencher o formulário de inscrição até dia 14 de dezembro de 2018.

 


Primeira edição (2013 a 2015)

Foram atendidas 100 indústrias brasileiras de 21 setores da economia no desenvolvimento de soluções inovadoras de design para exportação, de 60 cidades de sete diferentes estados. Dessas, 62% das empresas contrataram design pela primeira vez. Ao todo 133 escritórios de design foram cadastrados pelo programa, que contou também com o apoio das associações setoriais parceiras da Apex-Brasil.

Segunda edição (2016 a 2018)

O programa cresceu e, dessa vez, atendeu 201 indústrias de 24 setores da economia de todas as regiões do Brasil, contemplando 119 cidades de 17 estados. 13 consultores estiveram ativamente envolvidos com todas as empresas participantes como suporte de um banco de 125 escritórios de design brasileiros.

Para conhecer alguns cases do programa, acesse https://www.designexport.org.br/cases/

 

Iniciativa e Parceiros Centro Brasil Design Apex-Brasil