Iniciativa e Parceiros

Parceiros

 

Design Export – 1ª edição

O Centro Brasil Design e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) firmaram um convênio em 2013 para promover o design brasileiro internacionalmente. O projeto inédito, nomeado Design Export, nasceu com o objetivo de apoiar 100 indústrias brasileiras no desenvolvimento de soluções inovadoras para exportação.

Empresários foram conectados com escritórios de design e receberam consultorias para viabilizarem os projetos inscritos. Ao longo de dois anos (2014 e 2015), a primeira edição do Design Export levou a inovação para 60 cidades de sete diferentes estados brasileiros. O programa contribuiu para a criação de 100 projetos com foco na exportação.

Unindo forças

Uma parceria com o Centro Pernambucano de Design permitiu estender a atuação até a região Nordeste. Desta forma, os estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba também puderam ser beneficiados com a metodologia “Design na Prática” criada pelo Centro Brasil Design e aplicada no Design Export.

A iniciativa contou com apoio das associações setoriais vinculadas à Apex-Brasil, capacitou consultores para atuar em diversos estados brasileiros e realizou um cadastro nacional de escritórios de design para a prestação dos serviços de design. Ao todo o programa contou com 133 escritórios de design cadastrados. Além disso, 21 setores industriais foram contemplados pelo programa, permitindo que 62% das empresas participantes contratassem design pela primeira vez.

Para conhecer alguns cases da primeira edição do programa, acesse https://www.designexport.org.br/cases/

Segunda edição

Em 2016 o programa ganhou uma edição ainda mais ambiciosa: levar design para 200 empresas de todas as regiões do Brasil. Com a metodologia Design na Prática, o Centro Brasil Design capacitou mais de 15 consultores e ampliou a atuação do Design Export para diversos estados. A parceria com o Centro Pernambucano de Design se mantém.

As áreas de design contempladas na segunda edição são produto e embalagem. Os empresários brasileiros recebem apoio técnico e financeiro para tornar os projetos viáveis e conseguirem conquistar e/ou fortalecer seus negócios internacionalmente. A segunda edição do programa tem previsão para acontecer até o final de 2017.

 

Centro Brasil Design
O Centro Brasil Design é a conexão entre o design brasileiro, a indústria, os empresários e o governo. O trabalho da instituição é fomentar a cultura do design no Brasil ao inspirar, informar e conectar as partes interessadas por meio de projetos e programas que impactam positivamente os negócios. Como uma das instituições mais respeitadas por quem define as políticas de design no Brasil, a forma de atuação do CBD envolve inteligência, estratégia e ação em um processo de evolução contínua.
APEX
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Iniciativa e Parceiros Centro Brasil Design Apex-Brasil